Blog

SECE: Suzuki Early Childhood Education (Aula de Música para Bebês)

Dorothy Jones (fundadora do SECE, junto a Dr. Suzuki)
Dorothy Jones é uma renomada especialista em Educação Suzuki para primeira infância. Foi a fundadora e diretora por 12 anos de uma Escola Suzuki em London, Ontario, Canadá. Em 1993, a Associação Internacional Suzuki considerou essa escola como um centro mundial de treinamento para o Suzuki Early Childhood Education. É ex-presidente da Associação Suzuki das Américas, e foi por 10 anos membro da Associação Internacional Suzuki. Também foi membra fundadora da Associação Suzuki de Ontario; e foi, por 2 anos, presidente dessa organização. Foi mãe Suzuki, professora capacitadora de Piano, e palestrante em conferências e workshops pelo mundo nos últimos 25 anos.

Lullabies, Action Songs and Rhymes (Canções de Ninar, Canções Coreografadas e Rimas)
As músicas do SECE incluem canções folclóricas, canções de ninar e rimas. Alguns materiais podem ter sido cantados na sua família! Todas contam histórias e descrevem experiências que são comuns para todos nós.

Coloque as gravações em casa em diferentes horas do dia. Dance com seu bebê e deixe ele sentir no corpo o movimento e o ritmo da música. Se você sempre dançar a mesma música, seu bebê vai pedir para dançar toda a vez que ouvir a mesma. Crianças pequenas amam ser embaladas, caminhar e dançar pela sala, no ritmo da música. Cantarolar enquanto você realiza atividades de rotina com seu bebê, como trocar a fralda ou amamentar, vão estabelecer momentos especiais de ouvir música. Você também pode usar algumas canções para algum momento tranquilo ou para dormir. Você vai notar que seu bebê reage mais a algumas canções do que outras. Às vezes são as músicas mais curtas, com frases repetidas que mais os atrai.

É importante que seu bebê escute você cantar várias vezes as canções e rimas. Eles vão eventualmente repeti-las. Essa experiência vai ajuda-los a construir as camadas de fundação para a fala e a leitura. A repetição que você proporciona é muito importante para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças pequenas. A repetição da gravação tem o objetivo de proporcionar mais oportunidade para esse desenvolvimento.

A Filosofia Suzuki

Dr. Shinichi Suzuki (1898 – 1998), violinista e professor japonês, estudou como as crianças aprendem por mais de 50 anos. Encorajado pela habilidade das crianças de assimilar sua língua materna, ele viu a grande oportunidade de enriquecer a vida das crianças através da música. Sua meta inicial não era somente ensinar crianças pequenas a tocar um instrumento musical. Ao invés disso, ele reconhecia a contribuição única que a música pode ter no processo geral de aprendizagem. Suas metas incluíam o desenvolvimento total da criança, levando em consideração seu potencial natural para aprender, para que pudessem ser felizes e serem boas pessoas.

O propósito de Suzuki na educação das crianças não era produzir bons artistas, mas ajudar cada uma delas a encontrarem a alegria que vem através do fazer da música. Através do seu crescimento dentro do Método Suzuki, as crianças estão em um ambiente de total apoio. Os alunos Suzuki desenvolvem confiança e autoestima, determinação para tentar coisas difíceis, autodisciplina e concentração. Além disso, adquirem um prazer duradouro pela música, e a sensibilidade e habilidade necessárias para fazê-la.

No seu livro “Desenvolvimento da Habilidade desde a Idade Zero”, Suzuki fez um pedido a todos os pais e mães: “Por favor, preparem o melhor ambiente para seus filhos. Pais e filhos devem crescer juntos olhando para o futuro.” Esse material ajudará você a criar esse ambiente.

Suzuki Early Childhood Education – SECE

O que é a Educação Suzuki para a Primeira Infância?
Dr. Suzuki, violinista renomado que desenvolveu o Método Suzuki para ensinar instrumentos para crianças pequenas, sempre teve metas muito mais altas para as crianças do que somente aprender a tocar um instrumento. Os objetivos de Suzuki incluíam saber apreciar a beleza, dar um sentido de propósito à vida de cada criança, aprender a disciplina para adquirir habilidades e se tornarem bons seres humanos.

O SECE pretende construir o prazer natural da criança em aprender, e estabelecer o fundamento de aprendizagem para toda a vida que vai ao encontro das metas de Suzuki para todas as crianças. Os seguintes conceitos promovem a base do currículo do SECE:

• Toda criança pode aprender;
• Habilidade se desenvolve cedo;
• O ambiente nutre o crescimento;
• As crianças aprendem umas das outras;
• Sucesso gera sucesso;
• O envolvimento dos pais na educação é crítico;
• O encorajamento é essencial.

Um bom programa SECE utiliza o ensino em duplas. Trabalhar junto (duas professoras) traz melhorias, especialmente no planejamento e avaliação das aulas. Essa abordagem pedagógica é acrescida de uma relação saudável entre as professoras e os pais. Os pais são o centro de todas as atividades, pois eles são os primeiros e mais importantes professores do bebê. Através da participação pré-natal, aula para bebês e, após, aula de instrumento, os pais se tornam parceiros em proporcionar um ambiente naturalmente rico para o crescimento da criança.

Como criar um ambiente estimulante em casa?
Bebês aprendem mais do que você pensa nos primeiros anos de vida. A estimulação musical que você proporciona para seu filho vai criar a base sólida na qual construir. Bebês adoram fazer sons e se mover ritmicamente. O que eles precisam é de modelos para poderem copiar. Pais devem falar, murmurar e cantar para seus bebês enquanto trocam fraldas, dão banho, vestem ou amamentam. A repetição das rimas e das canções dos áudios é de extrema importância. Você vai perceber que, rapidamente, suas canções favoritas se tornarão as favoritas do seu bebê.

Coloque as gravações com frequência, mas lembre-se que o bebê precisa ouvir a sua voz cantando também. Pesquisas tem mostrado que a interação cedo com a música entre pais e bebê pode acelerar o desenvolvimento das habilidades de comunicação e percepção do bebê. Bebês podem não entender as palavras que você canta para ele, mas eles são capazes de absorvê-las. Os bebês vão perceber seu entusiasmo com a música e logo vão responder com sorrisos, sons, e movimentos entusiasmados das pernas e braços.

Pais podem proporcionar para suas crianças um ouvido para música simplesmente nutrindo musicalmente o ambiente. Você pode ajudar selecionando peças belas de música clássica para o recém-nascido, talvez Bach, Vivaldi, Mozart. Deixe o bebê ouvir todos os dias a gravação dessa música. Toque enquanto o bebê esteja sendo alimentado, trocando a fralda, ou indo dormir. O bebê vai, depois de 5 ou 6 meses, reconhecer essa música. Crie a criança dia após dia nessa atmosfera de boa música, e não haverá dúvidas de que a criança irá desenvolver um ouvido excelente para música.

Muitos pais contam que seu bebê vai dormir todas as noites ouvindo canções e a Serenata Noturna de Mozart. Essas músicas, se usadas regularmente, vão prover um ambiente confortável para o bebê. Os pais reportam que mesmo quando tocada fora de casa, o bebê se acomoda facilmente para dormir, se a música foi tocada consistentemente desde o nascimento. A “música do bebê” é tão confortante para ele quanto o cobertor favorito. Todas as vezes que se estiver fora de casa, tocar essa gravação vai garantir que o bebê vai logo pegar no sono.

Nunca é cedo demais para começar a ler em voz alta para o bebê. Seu bebê ou criança pequena vai responder muito bem ao conforto de um colo familiar, às palavras e fotos dos pequenos livros. Escolha livros que você vá curtir a leitura. Bebês adoram cores e ilustrações claras. Segure o bebê de um jeito que o bebê consiga focar na imagem do livro. Aponte para as imagens enquanto lê, e às vezes siga o texto apontando com o dedo. Se o bebê começar a pegar o livro, dê a ele algum brinquedo macio para segurar enquanto escuta. Mantenha um tempo curto de leitura no começo. Vá aumentando aos poucos. Lembre-se: ler em voz alta para o bebê é a atividade mais importante para contribuir para o sucesso na leitura.

O Currículo da Aula para Bebês
Bebês aprendem através dos sentidos e da interação social. Um ambiente musical cheio de música e rima irá treinar os ouvidos e o senso musical dos bebês. “Ring Around the Rosies” e “Pop Goes the Weasel” são as favoritas por causa do som das palavras e da antecipação do final. Pais e bebês podem treinar a fala nas rimas e em canções como “To Market, To Market”. A canção “Humpty Dumpty” permite que o bebê experiencie a sensação do ritmo; a surpresa de ir para cima e para baixo com o corpo todo aproveitando o som e o ritmo da linguagem. Uma criança aprende sua língua materna através do ouvir e da imitação, no seu estágio inicial. É uma maneira divertida de aprender; e essa pode ser a maneira de se aprender algo sempre.

Na aula para bebês, ter a sua vez desenvolve independência e permite que a criança também aprenda a ter paciência. As muitas oportunidades de observar outras crianças fazendo com a professora, reforça aquela habilidade, afinal, crianças aprendem de outras crianças. A observação de perto vale tanto quanto o fazer.

Encorajamos os pais e mães para que aprendam uma nova canção toda a semana, até que todas estejam memorizadas. Em casa, o bebê deve escutar às gravações das músicas e rimas que vamos utilizar em aula. Os pais devem compartilhar com as professoras as canções que geram mais retorno positivo das crianças em casa. Todas as famílias são incentivadas a usar a Serenata Noturna de Mozart (abertura rolando a bola) para ajudar a criar um lindo ambiente musical. Essa mesma música será sempre tocada no início e final das aulas.

Contar os tambores ao final da canção dos tambores é uma das atividades preferidas. Após fazer a torre, cotamos os tambores em diferentes línguas. Pais e professores frequentemente se surpreendem com o quão fácil e rápido os bebês aprendem diversos idiomas.

Uma observação cuidadosa de cada bebê é muito importante. Dr. Suzuki gostava de lembrar os pais: “aproveitem o momento”. Todas as semanas, os pais poderão anotar o desenvolvimento dos filhos nos diários. Poderá ser uma frase simples como: “John foi tranquilamente e com vontade tocar o bloco de madeira, aceitando a condução da professora”. É importante que os pais saibam celebrar os pequenos passos. A observação atenta e cuidadosa vai proporcionar muitas oportunidades de celebrar esses momentos de aprendizagem, para todas as crianças.

O que é apropriado em termos de desenvolvimento?
Cada vez mais, brinquedos, idiomas e outros recursos de aprendizagem são incorporados à linguagem nas brincadeiras das crianças pequenas. Bebês e crianças absorvem e organizam uma grande quantidade de informações sobre o mundo ao seu redor. Fazem isso toda vez que os adultos falam ou cantam para eles, ou quando trazem objetos para serem observados e manipulados por eles. Não há como mensurar a quantidade de aprendizado que acontece enquanto um bebê observa. Sabemos que, notavelmente, nos primeiros cinco anos de vida, as crianças aprendem um número incrível de palavras e podem usá-las com precisão para manipular o mundo ao seu redor com sucesso para obter o que precisam e desejam.

Em nossa classe de bebês, os bebês nos braços das mães amam o som do triângulo em HICKORY DICKORY DOCK. O professor oferece a baqueta para cada bebê e move o triângulo próximo a ela no momento da batida. É importante notar que não há pressão para uma criança pegar a baqueta. Se a criança hesitar, o professor oferece à mamãe. O som produzido ainda está próximo do bebê e, portanto, isso gera uma experiência pessoal para cada criança. É muito importante que a mãe aprenda a “esperar” o momento em que a criança agarre espontaneamente a baqueta. Este é o momento apropriado para o desenvolvimento.

Os adultos desempenham um papel vital na socialização. Relações positivas e calorosas com adultos ajudam a criança a desenvolver um senso de confiança no mundo e sentimentos de confiança, desempenhando um papel crítico no desenvolvimento da sua autoestima. O adulto de confiança torna-se a base segura a partir da qual o bebê ou criança pequena explora o ambiente. Essa confiança é destruída se o adulto tentar persuadir ou forçar a criança a fazer algo que ele/ela ainda não está pronto para fazer. A técnica de ensino mais apropriada para essa faixa etária é dar amplas oportunidades para as crianças usarem a repetição para praticar habilidades recém-adquiridas e experimentar sentimentos de autonomia e sucesso.

As aulas para bebês são planejadas de modo que cada criança tenha a sua vez, permitindo assim muitas repetições de uma música ou rima. A experiência mostrou que, se uma atividade é repetida doze vezes para acomodar uma classe de doze bebês e suas mães, todos os bebês começam a participar ansiosamente dentro de alguns meses. Se a turma for pequena, e apenas cinco ou seis repetições forem necessárias para permitir que todos toquem o instrumento, leva mais tempo para obter a participação de toda a turma. Isso indicaria que muitas repetições são necessárias para 100% de participação. As crianças respondem positivamente à repetição. Os adultos, no entanto, costumam ficar impacientes e se perguntam em voz alta “quando Johnny terá sua vez?”

O segredo da atividade apropriada para o desenvolvimento reside no adulto (geralmente os pais) que observou a criança com cuidado suficiente para saber quando a observação da criança foi satisfatória, produzindo disposição para corajosamente tentar uma atividade pela primeira vez. Persuadir, coagir, forçar e implorar não costumam produzir bons e duradouros resultados.

Lista de Habilidades da Aula de Bebês
Bebês e crianças pequenas desenvolvem muitas das seguintes habilidades através do uso deste repertório de canções de ninar e canções de ritmos e ação. Ao repetir as músicas e as rimas em casa, você começará a observar seu bebê tentando imitar seu som. Eles assistirão às ações e gradualmente começarão a realizá-las. Aproveite esse processo e comemore cada novo avanço no desenvolvimento, exatamente como você faz quando o bebê pronuncia essas primeiras palavras.

A. OUVINDO E CONSTRUINDO HABILIDADES EM SEQUÊNCIA

  1. Segue instruções simples
  2. Escuta atentamente
  3. Reconhece sons comuns
  4. Repete uma sequência de sons

B. COMPREENSÃO DE TAMANHO

  1. Som grande, som pequeno
  2. Grande movimento, pequeno movimento

C. HABILIDADES DE ALTURA DO SOM E MOVIMENTO

  1. Alto, baixo
  2. Cima, baixo
  3. Rápido, lento
  4. Esquerda, direita

D. HABILIDADES NÚMERAS

  1. Conta oralmente 1-10
  2. Conta os dedos
  3. Sabe os números dos dedos

E. HABILIDADES MOTORAS

  1. Anda com a música
  2. Pula com a música
  3. Salta com a música
  4. Corre com a música
  5. Marcha com a música
  6. Bate palmas com a música
  7. Passa a bola ao ouvir a música
  8. Dedos que tocam (ex.:, Eency Weency Spider)

F. DESENVOLVIMENTO SÓCIO-EMOCIONAL

  1. Encontra o professor sem timidez na aula semanal
  2. Pode se afastar dos pais confortavelmente
  3. Mantém o autocontrole
  4. Compartilha com as demais crianças
  5. Desenvolve a independência

G. HABILIDADES DE VOCABULÁRIO

  1. Adquire linguagem
  2. Comunica-se
  3. Memoriza
Fechar Menu