A Estimulação Musical para Bebês a partir do nascimento, dentro da Filosofia e Método Suzuki, tem como objetivo primordial o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos. Consiste na ideia de que cada criança, sem distinção, nasce com um potencial sem limites para a música. Desde bebês, pode-se criar um ambiente favorável e estabelecer muitas bases, que contribuirão fortemente para o seu desenvolvimento como indivíduos.
As aulas de Musicalização para Bebês acontecem em pequenos grupos, e é indispensável a presença dos pais. É claro que, eventualmente, algum outro responsável precise acompanhar a criança, mas de modo geral, isso não seria o ideal, já que o principal objetivo é o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos.
Quais os benefícios das aulas?
As aulas também têm como objetivo desenvolver aspectos como a atenção, concentração, coordenação motora e orientação espacial. Além disso, são trabalhados diversos conteúdos musicais, tais como:
- Reconhecimento de sons, ou seja, saber ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos e suas fontes;
- Apreciação musical de obras diversas, com as quais se pode integrar o movimento corporal através da dança, desenvolvendo também o senso rítmico;
- Desenvolvimento do ouvido, aprendendo a distinguir sons de silêncio, diferentes instrumentos musicais e reconhecimento da forma musical;
- Canto, através das canções trabalhadas nas aulas e reforçadas em casa;
- Senso rítmico e pulsação, através da expressão corporal e manuseio de instrumentos.
O que acontece em cada aula?
As aulas de Musicalização para Bebês são desenvolvidas através de alguns momentos-chave, que se mantêm sempre os mesmos, criando uma rotina importante em sala de aula. São eles:
- Canção de boas-vindas, onde se cria um ambiente de integração entre as crianças;
- Canção que trabalhe um conteúdo musical específico, que vai sendo atualizado uma vez ao mês;
- Canção para trabalhar pulso, ritmo e coordenação motora;
- Canção para trabalhar a expressão corporal, que pode ser realizada com fitas, lenços ou bolas;
- Momento de tocar instrumentos;
- Atividade com bola grande, que trabalha a estrutura e forma musical, bem como o senso rítmico e o pulso;
- Conto de uma história, relacionada com o conteúdo musical e as canções trabalhadas naquele mês, trazendo um momento lúdico e estimulando a imaginação;
- Momento de descanso, feito no colo dos pais, onde se aprecia uma peça musical;
- Canção de despedida.
É importante, também, que os pais procurem aprofundar-se no Método Suzuki, para que possam continuar o trabalho feito nas aulas enquanto estiverem em casa com seus filhos. Cantar as canções, brincar com diferentes instrumentos e fazer jogos rítmicos em casa facilita muito o processo de aprendizagem.
Independentemente de serem musicistas profissionais no futuro, a música serve, sem dúvida, como ferramenta para que a criança se desenvolva por completo, tornando-se um indivíduo com autoestima e consciência de si mesmo e do ambiente onde vive.