Quer saber como você pode ajudar seu filho nas aulas de música?
Confira aqui algumas dicas!
- Instigue seu filho a analisar-se a si mesmo. Pergunte a ele o que achou da sua performance quando acabar de tocar uma peça ou realizar uma atividade. Peça a ele que lhe diga pelo menos 1 aspecto positivo e veja se ele consegue compreender em que aspectos precisa melhorar. Depois, faça perguntas do tipo: Será que agora você consegue tentar novamente e fazer melhor? Ajude a desenvolver, assim, a concentração e foco, bem como senso crítico e autoconfiança. Conduza-o a encontrar as próprias respostas!
- O momento da aula é sagrado para você e seu filho. As aulas duram no máximo 40 min. Procure estar totalmente focado na aula, prestando atenção. Deixe o celular de lado. A concentração e foco que você demostra, serão copiados por seu filho. Segure aquela vontade incontrolável de chamar a atenção do seu filho durante a aula. Interagir é maravilhoso: contar ao professor o que vocês conseguiram, fazer em casa, trazer músicas e histórias. Participe ativamente da aula! Mas procure não reprimir o seu filho, pois isso, durante a aula, é função do professor. Trabalhamos com o conceito de 1 professor por vez. A criança fica confusa ao ouvir duas pessoas dando ordens ao mesmo tempo.
- Procure incluir a prática do instrumento num sistema de rotina diária. Sabemos que para atingir objetivos precisamos adquirir disciplina. A disciplina será útil e necessária durante toda a vida da criança. A criança pequena, quando entende que certa atividade faz parte da sua rotina, o faz sem hesitar.
- Quando seu filho encontrar certa dificuldade em realizar uma atividade, seja compreensivo, mas incentive ele a persistir e entender que grandes conquistas levam tempo. Apenas através das pequenas repetições, diárias e constantes, podemos conquistar grandes objetivos. Dessa forma, a criança vai crescer sabendo resolver problemas e com muita autoconfiança. Procure incentivá-la com frases do tipo: “Eu tenho certeza que você vai conseguir!”
- Quando seu filho tiver um comportamento não desejável em sala de aula, espere a aula terminar e depois converse com ele. Pergunte a ele se ele acha que seu comportamento foi exemplar, e combinem de melhorá-lo na próxima aula. As crianças pequenas têm muita consciência quando agem mal. Com certeza serão sinceras e reconhecerão seus pequenos erros!
- Nunca hesite em perguntar ao professor, nem mesmo coisas que julgar muito básicas! Você estará trazendo benefícios maravilhosos para seu filho.