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Aulas de Violino para Crianças: os 10 primeiros passos de um pequeno grande violinista

O Método Suzuki é conhecido e muito renomado no mundo por garantir o sucesso de aprendizagem de instrumentos com crianças nas idades iniciais. Muitos professores que estudaram diretamente com Dr. Suzuki deram continuidade ao seu trabalho tornando o método ainda mais eficiente. Kerstin Wartberg (Instituto Suzuki da Alemanha, 2010), cujo material será utilizado como base neste texto, foi uma delas.

Todo o trabalho feito nos primeiros meses de aula diz respeito ao estabelecimento de uma boa postura com o instrumento, bem como o desenvolvimento do ouvido musical, ensinado através do canto.

Nosso primeiro grande objetivo é tocar a primeira música do Método: as 5 variações rítmicas do “Brilha, Brilha, Estrelinha”. Esse passo a passo quebra as dificuldades em pedaços menores para que a criança construa uma base sólida desde as primeiras aulas.

Na primeira aula, o instrumento é adequado a cada aluno. Isso inclui marcação do arco com as fitas, para que o aluno tenha um espaço delimitado para tocar, a colocação da casa de minguinho, para que o mesmo aprenda a posição correta no arco, a escolha de espaldeira ou espuma, facilitando o posicionamento do instrumento, a colocação das fitas no espelho do violino para o correto posicionamento da mão esquerda, e a confecção do palquinho.

Passo 1: Posição dos pés e os cumprimentos

Na primeira aula, professor e aluno confeccionam, juntos, o palquinho. Nesse, utilizando os pés da própria criança como molde, desenha-se os pés juntos (posição de descanso) e os pés levemente separados (posição de tocar).

Na posição de descanso, a criança aprende a cumprimentar o professor no início e no fim da aula e a receber os aplausos do público (nesse caso, dos pais). O violino fica embaixo do braço direito, e o arco também na mão direita apontando para baixo.

Na posição de tocar, os pés ficam afastados, e logo na sequência de aulas, a criança aprenderá a acrescentar a pegada correta do arco e o posicionamento adequado do violino.

Nossa primeira música chama-se, então, a “Dança do Palquinho”!

Passo 2: Segurando o violino

O primeiro passo para segurar bem o violino é conseguir virar apenas a cabeça para o lado esquerdo. Depois, pode-se utilizar um violino de EVA (pré-violino) ou algum outro material didático, como um ursinho, para colocar no ombro esquerdo. Dessa forma a criança pode praticar o fato de segurar algo apenas com a cabeça e ombro.

Depois, o professor ensina o pai Suzuki (o adulto que vai acompanhar a criança nas aulas) a posicionar o violino corretamente no ombro esquerdo da criança, que levanta a cabeça e a abaixa no lado esquerdo do corpo depois que o violino foi posicionado.

O objetivo principal é que a criança possa segurar sem tensão nenhuma no corpo o violino apenas com a cabeça e o ombro. Depois que ela puder fazer isso, ela poderá posicionar a mão esquerda no violino ou no espelho.

  • Dica: o nariz, o cotovelo esquerdo, o pé esquerdo da criança e a voluta do violino devem apontar aproximadamente para a mesma direção!

Passo 3: Segurando o arco

Primeiramente, a criança aprende a fazer um cachorrinho com a mão direita.

Depois, o cachorrinho abre a boca, “morde” delicadamente o arco e relaxa suas orelhas. Pode-se utilizar uma “casa de minguinho” para ajudar o dedo a ficar redondo.

Vários exercícios e brincadeiras são feitos em aula e ensinados aos pais para fazerem em casa e fortalecerem essa postura.

Nesse meio tempo, até mesmo antes de começar as aulas, a criança vem escutando diariamente às gravações das primeiras canções, bem como praticado o primeiro ritmo (“Chocolate Quente”) através de instrumentos de percussão, palmas, falando, utilizando bolas e fazendo o movimento do arco no ar.

Passo 4: Tocando o primeiro ritmo “Chocolate Quente” na corda Mi

Antes de seguir em frente, é preciso ter adquirido as seguintes habilidades:

  • Posição dos pés
  • Posição do violino
  • Pegada correta do arco
  • Postura geral do corpo relaxada
  • Saber posicionar o arco na corda Mi na primeira marquinha (fita no arco)

Esse ritmo é composto de 4 notas em Detaché e duas em Martelé. Dr. Suzuki escolheu cuidadosamente os ritmos a serem ensinados para que a criança tenha a habilidade de tocar desde cedo os principais golpes de arco que aparecerão no futuro em diferentes peças mais avançadas. O “Chocolate Quente”, por exemplo, é o ritmo inicial do Concerto para Dois Violinos de Bach.

Ao tocar esse ritmo na corda Mi, é importante que se diferenciem os dois golpes de arco, bem como mantê-los dentro das marquinhas. O som deve ser limpo e claro.

Nossa segunda música chama-se “Ritmo do Chocolate Quente na Corda Mi”!

Passo 5:  Troca de cordas da corda Mi para a corda Lá e ritmo “Chocolate Quente” na corda Lá

Nesse passo, primeiramente a criança deve adquirir a habilidade de trocar de cordas silenciosamente, posicionando o arco na corda Mi e, ao levantar levemente o cotovelo, passar para a corda Lá, sempre na primeira marquinha do arco.

Feito isso, podemos passar para a nossa terceira música: “Ritmo do Chocolate Quente na Corda Lá”!

Logo em seguida, se a criança estiver preparada, podemos fazer nossa quarta música: “Ritmo do Chocolate Quente nas cordas Mi e Lá” alternadamente.

Passo 6: A posição da mão esquerda

Os dois pontos onde a mão da criança encostará no violino variam de acordo com o tamanho e formato da mão. Sendo assim, o primeiro passo é encontrá-los e marcá-los com um pequeno “X”, que pode ser feito de caneta. Depois, fazem-se muitas brincadeiras e jogos para garantir que a criança aprenda a posicionar corretamente a mão.

O dedão deve ficar de frente para o primeiro dedo (indicador).

Após, fazemos o exercício dos botões, onde cada dedo é posicionado acima da sua marquinha, fazendo uma leve pressão sobre a corda. O minguinho, apesar de não ser utilizado até a música “Moto Perpétuo” (n. 9 dentro do Método), fica no mesmo formato que os outros, apenas sem tocar as cordas. Agora, os dedos arredondados formam uma espécie de “mesinha” onde colocamos os botões e esperamos a canção terminar. Assim, os dedinhos da criança criam resistência e força!

Depois, treina-se o som de cada dedo, começando pelo terceiro (depois segundo e primeiro dedo), através de pizzicattos feitos pelos pais ou professores. A criança ainda não tira som com o arco, até que o som com pizzicattos esteja realmente bom.

Passo 7: Técnica preparatória para tocar as notas dos três dedinhos

Uma vez que os dedinhos da mão esquerda forem se tornando mais ativos, é hora de preparar a técnica de “Pronto – Já”. Isso significa que quando o professor ou pai disser “Pronto”, o dedinho da criança deve ser posicionado na corda ou fora dela; e quando for dito “Já”, a criança deverá preparar seu arco na corda para ser tocado.

Agora, já  podemos aprender nossa quinta música: “O Macaquinho”. Nela, a criança tocará a sequência de notas-dedos na Corda Lá, no ritmo do Chocolate Quente, respeitando a ordem de “Pronto – Já”.

Logo após, podemos já aumentar o grau de dificuldade passando para a sexta música: “O Macaquinho Avançado”, onde, ao ouvir o professor ou pai falar “Um, Dois, Três”, a criança posiciona os três dedos na corda lá e começa a tocar a partir do terceiro dedo o ritmo do Chocolate Quente (depois dedo 2, 1 e 0). Com essa música, é exercitada a habilidade de colocar sempre os três dedos na corda, cada um na sua marquinha, para poder tocar o dedo três (Ré).

Passo 8: Expandindo o alcance tonal

Agora a idéia é que a criança possa expandir seu conhecimento para seis notas (Lá, Si, Só, Ré, Mi e Fá).

Primeiro, pode-se treinar a transição do Mi (corda solta) para o Fá (dedo 1), depois do Mi (corda solta) para o Ré (dedo 3 na Corda Lá). Esse último é o de maior grau de dificuldade dentro do nosso primeiro grande objetivo, o “Brilha, Brilha, Estrelinha”, por isso exige muita atenção.

Antes de seguir para o passo seguinte, vamos considerar que os seguintes pontos estão bem entendidos e dominados:

  • Preparação da mão esquerda antes da mão direita;
  • Boa postura da mão esquerda e correto posicionamento dos dedos;
  • Bom posicionamento do arco nas cordas;
  • Ritmo do Chocolate Quente bem claro;
  • Correta divisão do arco para esse ritmo;
  • Um som cheio e limpo.

Passo 9: A primeira variação do “Brilha, Brilha, Estrelinha”

A música está dividida em 4 partes: A B B A.

Para nossas crianças, um belo sanduíche: Pão Queijo Queijo Pão.

Começamos pelo Pão, formado pelas notas Lá, Mi, Fá, Mi, Ré, Dó, Si, Lá. Agora, cada uma dessas notas “ganha” um Chocolate Quente.

Assim, pode-se ver o porquê dos exercícios anteriores.

Como desde a primeira aula a criança já canta as notas do “Brilha, Brilha, Estrelinha”, acrescentar um Chocolate Quente para cada uma não deve ser problema; considerando que a mecânica desenvolvida nos exercícios anteriores esteja funcionando bem. Falta agora praticar a música como um todo, com todas as suas partes.

Primeiramente, praticamos com as pausas “Pronto – Já” entre cada nota. Depois, pouco a pouco vamos diminuindo a pausa até tocar uma nota após a outra. Porém, a pausa para posicionar os 3 dedos na corda Lá (nota Ré) ainda deve permanecer por um certo tempo.

Passo 10: As 4 outras variações e o Tema

Da mesma maneira que o ritmo do Chocolate Quente foi internalizado, aprenderemos os outros 4. Pode-se fazer jogos de palmas, jogos com bolas, posicionar o arco na vertical fazendo o movimento do ritmo e falando as palavras corretamente, até conseguir reproduzi-lo na corda Mi.

A partir daí, pode-se tocar o “Brilha, Brilha, Estrelinha” com cada novo ritmo, respeitando a velocidade de preparação de cada dedo.

No Renata Bernardino Studio de Violino, utilizamos as seguintes palavras para designar cada ritmo:

  1. CHOCOLATE QUENTE
  2. TODOS TOCAM VIOLINO
  3. LÂMPADA MÁGICA
  4. TRENZINHO RÁPIDO
  5. DESCE E SOBE

O Tema pode agora ser tocado, buscando um som limpo, ouvindo as notas ressonantes.

Depois desse período de muita diversão e aprendizado, podemos então partir para a música 2!

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