Blog

arte-para-bebes

Arte para Bebês

O projeto Artes para Bebês tem o objetivo de proporcionar ao bebê estímulos sensoriais e visuais, explorar e manipular materiais naturais, artísticos e expressivos. Também possibilita uma construção conjunta do valor artístico e estético estimulando e interagindo com o bebê, proporcionando momentos em que ele desenvolva segurança e confiança frente as novidades tão presentes nos primeiros anos de vida. Além disso, o objetivo principal é fortalecer o vínculo afetivo em um ambiente de respeito e segurança.

Durante as atividades propostas, os bebês ainda desenvolvem a percepção espacial, coordenação motora ampla e fina, habilidade para solucionar problemas, concentração, autoconfiança, criatividade e a socialização. As aulas ocorrem em pequenos grupos de bebês, a partir dos doze meses de idade acompanhados, de preferência, por um familiar próximo. A aula tem duração de 45 minutos.

O que acontece em cada aula?

Os encontros acontecem semanalmente e seguem uma rotina que norteia o encontro:

  • Acolhimento e bom dia, boa tarde
  • Incentivo: histórias, danças, músicas, acessórios e demais recursos…
  • Trabalho com materiais artísticos
  • Exposição e comentários livres (bebês e acompanhante)
  • Despedida
  • Limpeza individual

Aulas por faixas etárias

Nível 1 – 12 a 24 meses
Seu corpo descobre, sente e vibra com as diferentes sensações proporcionadas pelos estímulos e materiais oferecidos.

Nível 2 – 24 a 36 meses
Através das atividades propostas e dos materiais oferecidos, faz muitas descobertas e se expressa através do manuseio dos materiais. Tendo, nesta aula, um espaço de liberdade e segurança, se expressa, brinca, cria e faz novas amizades.

A aula de arte para bebês é um momento para desfrutar e se entregar à brincadeira fortalecendo o vínculo com o bebê. É aconselhável que tanto o bebê quanto o acompanhante estejam com roupas confortáveis que possam receber os materiais de aula sem maiores transtornos, já que estes ocasionalmente podem manchar as peças. O uso de avental é opcional, mas posso adiantar que o não uso do mesmo torna a atividade mais livre e prazerosa. Aconselhamos que tanto o bebê quanto o acompanhante escolham uma peça de roupa e a use sempre nas aulas.
É importante a participação do acompanhante nas atividades ouvindo, observando, dando assistência e cuidado ao bebê, incentivando e fazendo junto as propostas de aula. O fazer junto gera inúmeros benefícios para ambos sendo o primeiro a segurança para que o bebê entre na brincadeira e possa melhor aproveitar a aula.

Geralmente na primeira aula, e quando mudamos o material, o bebê fica um pouco mais observador, por estar em uma situação nova. Procure deixá-lo à vontade passando segurança e conforto a ele, pois esta primeira postura passa rapidinho e logo vocês estarão se divertindo muito.

Desejamos que todos se divirtam e aproveitem bons momentos com os pequenos. Estamos sempre querendo registrar os momentos de nossos filhos, porém vale lembrar que o momento de aula é único e melhor seria podermos estar inteiros com nossos bebês, por isso é aconselhável deixar os registros fotográficos ou vídeos para que outra pessoa, do Studio, faça e depois mande para vocês.

Neste ano vamos oportunizar aos bebês e acompanhantes conhecimento, vivências e experimentações através de histórias, músicas, coreografias bebê/acompanhante e claro, materiais plásticos e expressivos diversos.

Contate-nos e agende uma aula experimental!

Fechar Menu